Como a Braskem desenvolve o plano de carreira

O desenvolvimento pessoal e profissional dos Integrantes é uma preocupação constante da Braskem e, por isso, a empresa incentiva que todos os seus profissionais tenham um plano de vida e carreira que leve em conta diversos pilares, não apenas o profissional, para que haja reflexões importantes e um maior equilíbrio.

A partir dessa primeira reflexão individual e dos diálogos com o(a) Líder, é realizado um planejamento englobando uma visão de curto prazo, com ações de desenvolvimento denominadas pelo e para o trabalho: pelo trabalho - por meio do Programa de Ação (PA), que contém as metas de negócio a serem atingidas e propicia desenvolvimento contínuo na prática - e para o trabalho - por meio de ações formais específicas (treinamentos, cursos, palestras, etc.). Também há ações de longo prazo e todas são acompanhadas pelo Líder.

O Líder tem a responsabilidade de apoiar o Integrante na construção de ações que possibilitem o desenvolvimento de sua carreira de acordo com seu planejamento e o cenário da empresa, ampliando a complexidade dos desafios gradualmente.

"Isso somente é possível a partir do estabelecimento de um vínculo de confiança entre Líder e Liderado(a)", diz Viviane Yamaguti, de P&O da Braskem. Além disso, o Líder deve ter conhecimento dos interesses, aspirações, pontos fortes e a desenvolver de seu Liderado, que são criados a partir das interações profissionais diárias e do acompanhamento constante por meio dos Diálogos de Plano de Vida e Carreira, momento em que o(a) Integrante compartilha aquilo que acredita ser pertinente e relevante em seu planejamento de vida e carreira.

A Braskem também acompanha seus estagiários ao longo do Ciclo do PDE (Plano de Desenvolvimento do Estágio). O processo começa com a definição dos objetivos de aprendizagem do estagiário (projetos) e depois prossegue com diálogos de acompanhamento e feedback. Essa é uma forma de estruturar o processo de desenvolvimento do jovem e promover reflexões sobre o direcionamento profissional que ele gostaria de ter.

Para aprender a montar um plano de carreira consistente, clique aqui .