Foco no momento presente

Para ouvir com atenção , é necessário estar presente. Mas o que seria essa presença? "É estar física e emocionalmente ali, sem pensar na reunião que vai acontecer daqui a pouco ou no relatório que deixou de entregar", explica Wayne Valim, especialista em Inteligência Comportamental e Alta Performance de Pessoas e Organizações.

Para atingir esse nível de presença, é necessário entender, primeiramente, que não somos multitarefas. "O que acontece é que alternamos muito rapidamente o pensamento ou foco, o que dá a falsa impressão de conseguir dar conta de várias coisas ao mesmo tempo. E isso é bastante comum nesta era de conexão digital", comenta Wayne.

A seguir, ela dá dicas para quem precisa melhorar a atenção e a escuta:

 
> Inicialmente, diante de uma tarefa ou interação com alguém, elimine ao máximo as distrações, desabilite os alertas do celular ou computador, faça uma coisa de cada vez. Ao contrário do que possa parecer, isso trará mais agilidade e eficácia.
> Em uma conversa, capture todo e qualquer sinal. As expressões facial e corporal das pessoas são responsáveis por mais de 90% em uma comunicação; sendo assim, concentre-se no que está sendo transmitido.
> Faça perguntas, certifique-se do seu entendimento.
> Nas atividades diárias, a Técnica Pomodoro auxilia no desenvolvimento do foco e da concentração. É simples e bastante eficaz.
> Em uma conversa, utilize uma técnica chamada "paráfrase", que consiste em repetir mentalmente o que está sendo dito pela outra pessoa.
> Treine em casa, na escola, no trabalho, em todos os ambientes.
> Em um encontro com amigos, combine guardarem os celulares por 30 minutos e conversarem sem intervenções externas.
> Ouça sem interromper as pessoas, sem preconceitos ou pré-julgamentos.
> Treine o hábito de ouvir sem a intenção de responder. Não se preocupe com a próxima pergunta ou com o que vai dizer durante a fala de alguém. Escute com a intenção de entender.
> Lembre-se de que o silêncio pode ser mais valioso do que a fala atravessada na hora errada.
> Se preciso, crie um lembrete e deixe em um local visível: "Hoje ouvirei atentamente as pessoas que falarem comigo".
> Ao fim do dia, faça uma avaliação e perceba os benefícios.