Frases que derrubam a entrevista

Quando convida um candidato para uma entrevista, o recrutador quer conhecer melhor aquela pessoa e suas capacidades e visão de mundo. A expectativa é achar um profissional que o surpreenda, traga novas ideias e perspectivas. Por isso, conversar com alguém que aposta em respostas prontas ou clichês é como um balde de água fria.

José Roberto Marques, Master Coach Senior e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), conta que são inúmeros os pontos avaliados durante uma entrevista de emprego ou de estágio. "Alguns são conhecidos e usados por toda empresa, como experiência na área desejada, formação acadêmica, a vontade do candidato de trabalhar naquela área, seu histórico em relação aos colegas de trabalho, como e por que se desligou das demais empresas e até como ele lida com seus líderes."

 

Nessas horas, o principal é evitar as frases feitas, que nada dizem sobre você. José Roberto cita seis delas:

  • "Sou muito focado(a) e comprometido(a)."
  • "Consigo me adaptar a qualquer ambiente."
  • "Estou em busca de novos desafios."
  • "Consigo trabalhar muito bem em grupo."
  • "Meu defeito é ser detalhista/perfeccionista."
  • "Eu preciso desse emprego."

 

"Percebe o quanto essas frases são comuns e soam óbvias? Por isso devem ser evitadas: elas não despertam o interesse do recrutador", diz o presidente do IBC.

Para se destacar dos demais candidatos, a principal dica de José Roberto é bastante simples: ser você mesmo. "Geralmente, aqueles que se candidatam a uma vaga de estágio são profissionais que estão começando a carreira. Experiência pode não ser o forte, então o principal é mostrar-se interessado em aprender, em ser capaz de desempenhar aquela função e não buscar nada complexo como primeiro desafio. Vá com calma porque esse é só o primeiro degrau dos vários que terá de subir", ensina o profissional.