Ideias que se tornam realidade

Um programa de estágio é importante para ensinar o jovem universitário sobre a rotina profissional na carreira que escolheu e também sobre como funciona o ambiente corporativo. Na Braskem, além desses aspectos, ele participa de módulos de integração e desenvolvimento para trabalhar as competências da companhia. O jovem universitário também tem um desafio: criar um projeto aplicativo para melhorar algum processo que traga valor para a empresa.

Ao longo de todo o processo de desenvolvimento do projeto, o estagiário é acompanhado de perto pelo Líder Educador, pessoa responsável por acompanhar o jovem no dia a dia, e por profissionais de diversas áreas da Braskem - que tiram dúvidas, abrem caminhos e ajudam a resolver questões críticas.

Todas as ideias desenvolvidas ao longo do ano são apresentadas no Fórum de Projetos Aplicativos, promovido pela área de P&O (Pessoas & Organização) no fim do ano. Os projetos com mais chances de aplicação passam a fazer parte das práticas da companhia.

Conheça a seguir duas histórias de sucesso.

Morgana Ferreira da Luz, Estagiária de Matérias-Primas e Operações (RS)

"O tema do meu projeto, Estudo do Estoque Mínimo Estratégico de Matérias-Primas, foi sugerido logo que entrei para a equipe de Matérias-Primas e Operações, por volta de agosto de 2016. Por se tratar de um modelo matemático antigo, foi necessário basicamente retomar a memória de cálculo, com o auxílio de bibliografias, e também consolidar o banco de dados já existente na área. A parte desafiadora foram as simulações e a validação dos resultados.

Contar com o feedback e o apoio constante dos líderes foi fundamental em todas as etapas do projeto pois possibilitou analisar criticamente os valores obtidos e realizar os ajustes necessários. O passo final foi a apresentação durante o Fórum de Projetos Aplicativos. E, tão logo foi finalizado, no começo de 2017, o projeto foi colocado em prática na Braskem.

Além de motivar, a existência do projeto aplicativo dentro dos Módulos de Autodesenvolvimento do Programa de Estágio faz com que o jovem se torne o líder de seu negócio e mostre seu potencial para a equipe. Depois dessa experiência, sinto que evoluí muito como profissional."

 

Victor Sales Gutierrez, Estagiário de Engenharia de Processo (AL)

"Em meu projeto, Revisão do Cálculo de Eficiência de Combustão, a ideia era desenvolver uma forma de reduzir o consumo do gás natural usado nas caldeiras que produzem vapor. Para isso, precisei passar por uma capacitação na produção de vapor, que incluiu leituras encontradas no acervo da Braskem e visitas à área industrial.

O apoio das áreas de Processo, Operação e Produção me ajudou muito a definir os rumos do projeto. A participação delas foi importante para que eu fizesse ajustes na composição do gás natural e suas propriedades, e também nas vazões volumétricas desse e de outros gases usados nas caldeiras, como hidrogênio e oxigênio. A ideia deu tão certo que o projeto serviu, ao longo de 2017, como base para a elevação da eficiência da combustão e a otimização da mistura de gases entre as caldeiras.

Essa experiência me ajudou de várias formas. A partir dos ensinamentos da educação pelo trabalho, pude entender e assimilar a cultura Braskem, e ainda me desenvolver pessoal e profissionalmente."