Mais um passo para a inclusão

A falta de oportunidades no mercado de trabalho afeta hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,7 milhões de pessoas. Essa situação é ainda mais crítica quando se fala da população negra. Para incentivar a inclusão dos profissionais negros, a Braskem conta com uma frente de trabalho específica para o tema de Raça e Etnia dentro do Programa de Diversidade e Inclusão. Uma das estratégias de atuação está nos processos de recrutamento e seleção. Sendo assim, foram realizadas parcerias com duas instituições na atração de candidatos para vagas efetivas e programas de estágio - e o resultado foi que, neste ano, o número de estagiários negros contratados cresceu 15%.

Desde o ano passado, a Braskem conta com o apoio da consultoria Empregue Afro, que oferece apoio na atração de candidatos negros de todo o Brasil para vagas efetivas e programas de estágio - e foi por meio dessa parceria que houve o crescimento na contratação de estagiários negros.
Para auxiliar na atração desses candidatos para os programas de estágio universitário e técnico, foi feita uma campanha para o público externo que incluiu uma série de vídeos, postados nas redes sociais da Braskem, em que profissionais negros contaram como é trabalhar na empresa. "Outra ação que ajudou bastante foi garantir a representatividade e o empoderamento das pessoas negras nas peças de comunicação da companhia", conta Debora Gepp, analista de Diversidade & Inclusão na Braskem.

Paralelamente, a Faculdade Zumbi dos Palmares promoveu uma visita de universitários refugiados à planta da Braskem, no ABC Paulista.

As oportunidades na Braskem são abertas para estudantes de todos os cursos.

Veja como foi a evolução da presença dos profissionais negros na Braskem:

NEGROS (pretos e pardos)

2015

2016

2017

Programa de Estágio Universitário

23%

15%

30%

Programa de Estágio Técnico

32%

27%

39%

Ambos os programas

26%

19%

33%

Para Debora Gepp, a iniciativa é importante porque torna a empresa um lugar cada vez mais inclusivo, com equipes diversas. "A Braskem é um lugar para todas as pessoas, por isso é tão importante que nossos programas, que funcionam como porta de entrada para futuros Integrantes e líderes da companhia, valorizam a diversidade", diz.