O desenvolvimento do estagiário

Descubra como a Braskem atua, a fim de preparar seus jovens talentos para o mercado de trabalho

O primeiro trimestre do ano é de muita movimentação na Braskem. Afinal, é nesse período que a empresa dá as boas-vindas aos seus Jovens Parceiros, estagiários que passaram pelo processo seletivo no semestre anterior e vão vivenciar, na prática, o dia a dia da empresa e, assim, desenvolver suas carreiras.

A Braskem acredita no aprendizado pelo trabalho e, por isso, os jovens são colocados para atuar desde os primeiros dias na companhia. Juliana Fernandes, responsável pela área de atração e desenvolvimento de pessoas em P&O, conta como funciona a rotina desses jovens e como a empresa contribui para o seu desenvolvimento.

Jovens Braskem - Como é o programa de estágio na Braskem?
Juliana Fernandes - Acreditamos muito na educação pelo trabalho, ou seja, no aprendizado pelo próprio esforço, na prática. Essa é, portanto, nossa principal forma de aprendizagem e nosso foco durante os 2 anos que os estagiários passam conosco. No entanto temos módulos de desenvolvimento que complementam esse processo, voltados para o desenvolvimento de competências. Os módulos têm início entre janeiro e março, e mesclam encontros presenciais e soluções virtuais. Os estagiários têm a oportunidade de se aprofundarem no negócio da Braskem e na nossa cultura, e integram-se com jovens de outras áreas da empresa. Também convidamos o estudante a realizar um projeto aplicativo, em que ele precisa pensar em soluções diferenciadas e inovadoras. No último ano de estágio, temos também um módulo de carreira, no qual são trabalhadas questões sobre inserção no mercado, currículo e entrevista de emprego, entre outras. Mesmo que não permaneça na Braskem, os estudantes saem muito bem preparados para a vida profissional.

JB - Existe um plano de desenvolvimento para o estagiário?
JF - Sim. Todo estagiário recebe um PDE (Plano de Desenvolvimento do Estagiário), documento que formaliza, entre o estudante e seu líder, as responsabilidades e os projetos a serem assumidos no dia a dia e os resultados esperados. Temos um ambiente muito aberto ao diálogo e o jovem é incentivado a buscar o apoio do líder em qualquer situação.

JB - Qual o papel do líder educador?
JF - Esse profissional é um Integrante da Braskem que acompanha pessoalmente cada jovem ao longo de sua jornada, fornecendo orientações necessárias e feedback periódico. Isso é fundamental em nosso programa de estágio.