O que a Braskem espera de você

Saiba o que a companhia busca em um estagiário e como se preparar para o processo seletivo do segundo semestre

O estágio é uma etapa importante na carreira dos jovens. Afinal, é por meio dessa experiência que muitos universitários têm o primeiro contato com sua profissão na prática e podem dar início à sua carreira. A Braskem dá chance aos universitários de conhecerem mais sobre a companhia e desenvolverem-se por meio do programa Jovem Parceiro, destinado a estudantes de penúltimo e último anos de diversas graduações, incluindo aquelas que não têm relação direta com a indústria petroquímica, como Administração, Economia, Marketing, Relações Públicas e outras.

Juliana Fernandes, responsável pela área de atração e desenvolvimento de pessoas em P&O, explica o que a empresa espera dos jovens parceiros e fala sobre o valor dessa vivência para a carreira. Confira abaixo.

Jovens Braskem - Quais são as competências que a Braskem busca em um estagiário?
Juliana Fernandes - Estamos em busca de universitários com espírito de equipe, capacidade de comunicação, autodesenvolvimento e inovação, domínio do negócio, criatividade,  objetividade, determinação, vontade de crescer e aprender coisas diferentes. O estagiário da Braskem precisa estar muito aberto a receber desafios para poder construir sua carreira. Nossa forma de desafiar esse jovem é responsabilizá-lo por algo.

JB - Por que é importante estagiar?
JF - É um processo muito importante de amadurecimento. Muitos estudantes que chegam aqui estão vivenciando a primeira experiência profissional no ambiente corporativo. Eles vão começar a formar sua identidade profissional, a ser responsáveis por projetos que fazem parte de toda uma estrutura de negócios e que vão ter impacto na estratégia da empresa. Também é uma oportunidade de testar um pouco a escolha da graduação e aprender a se relacionar dentro de um ambiente de trabalho.

JB - Que sugestões você dá a quem deseja estagiar na Braskem?
JF - Esta é uma dica para qualquer programa de estágio, não apenas o nosso: antes de se inscrever, procure pesquisar a empresa, sua cultura e seus valores. Observe se coincidem com os seus, pois essa sintonia é determinante para a adaptação ao trabalho.